JavaScript não suportado

 

Porto Digital fomenta projeto de pesquisadores

O PORTO DIGITAL recebe, no próximo 10 de agosto, às 0930h, os Drs. Hugo Aguilaniu, Presidente do Instituto Serrapilheira e Cristina Caldas, Coordenadora Científica do Instituto para apresentar o Instituto e seu primeiro edital de fomento [ serrapilheira.org/chamada-publica ], destinado a pesquisadores que obtiveram seus doutorados de 2007 em diante, com regras especiais para mulheres com filhos. Serão selecionados 70 projetos para receber seed grants de até 100 mil reais cada. Sugerimos a todos os interessados que leiam, antes do evento, o edital, no link acima.

 

PROGRAMAÇÃO no APOLO 235, Rua do Apolo 235, PORTO DIGITAL

09:30h: ABERTURA.

Palavras de Lúcia Melo, Secretária de C&T&I do Estado de Pernambuco, Bruno Schwambach, Secretário de Desenvolvimento da Cidade do Recife, e Silvio Meira, Pres. do Conselho do Porto Digital

10:00h: Hugo Aguilaniu e Cristina Caldas

Apresentação do INSTITUTO SERRAPILHEIRA  e de seu [recém-lançado] primeiro edital, 

serrapilheira.org/chamada-publica ].

11:00h: Hugo Aguilaniu e Cristina Caldas

Discussão do Edital com os presentes.

 

12:30h: Encerramento

 

Sobre os convidados

Hugo Aguilaniu é o presidente do Instituto Serrapilheira. Biólogo, se dedicou às bases genéticas dos processos de envelhecimento. É doutor pela Universidade de Gothenburg (Suécia) com pós-doutorado no Salk Institute for Biological Studies (EUA) e membro do National Scientific Research Council (França). Foi diretor de um laboratório na École Normale Supérieure em Lyon e ama muito os Caenorhabditis elegans. Os resultados de sua pesquisa científica foram publicados em revistas como Nature, Science, Cell Metabolism e PLos Biology e premiados pelo CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e European Research Council (ERC). Antes de assumir a presidência do Serrapilheira, trabalhou como Pesquisador Visitante Especial na Universidade de São Paulo (USP) e mediou relações institucionais entre universidades francesas e brasileiras.

Cristina Caldas é a Coordenadora de Pesquisa Científica do Instituto Serrapilheira. Bióloga, se dedicou aos estudos de humanização de anticorpos e autoimunidade no contexto de transplantes. Doutora em Imunologia pela USP, mestre em Biologia Molecular pela UnB, é especialista em jornalismo científico pela Unicamp, onde participou de pesquisas em percepção pública da ciência. Foi pesquisadora visitante no Center for International Studies (MIT). Até recentemente, foi Presidente da SciBr Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada em Cambridge, nos Estados Unidos, que promove redes interdisciplinares de conhecimento, agregando brasileiros e brasileiras que atuam no exterior. No Serrapilheira, coordena as iniciativas de apoio à pesquisa científica, da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos.